Projetos desenvolvidos na área de Educação:
Desenvolvimento de diversos materiais educacionais,
com destaque para:
- Blog de Tecnologia
Educacional – www.tecnaula.blogspot.com
- Autor do Site
Educacional www.profleandro.com
- Projeto “E se...”
– permite ao aluno refletir sobre a
importância de acontecimentos históricos através da reflexão sobre as possíveis
consequências das alterações em um fato histórico.
- Análise documental – permite ao aluno vivenciar o papel de historiador ao
analisar, com o auxílio do professor, documentos históricos tanto escritos
quanto de cultura material, com ênfase em objetos de arte, textos da antiguidade,
charges, letras de músicas, manifestos e Constituições.
- Criação de canal virtual
“Repensando TV” – www.youtube.com/repensandotv
- vídeos educacionais voltados para a comunidade de professores, refletindo
sobre a prática educacional.
- Projeto Olhar
Social – conjuntamente por as disciplinas de
português, matemática e informática, os alunos através de pesquisas em
supermercados, farmácias, sites de imobiliárias e comércio em geral calcularam
o valor ideal do salário mínimo no Brasil e criam diversas reflexões sobre
isso.
- Projeto
Cine-Pipoca – Aulas de história e filosofia
utilizando como material de apoio diversos filmes, partindo dos mesmos para
debates entre os alunos e produção de curta-metragens divulgando as próprias
opiniões dos alunos sobre o tema em questão, seja de forma mais formal, ou de
crítica social com recursos de comédia.
- War and Peace –
Orientação da criação de jogo educacional que remonta o tradicional war visando como objetivo a resolução
não armada dos problemas, levando em conta desde a dominação cultural até a
possibilidade de destruição atômica do mundo, desde líderes inspiradores à paz
mundial.
- “Corrente do Bem” – inspirado no filme de mesmo nome, realização de
orientação dos alunos que desenvolveram seus próprios projetos como coleta
seletiva das latinhas de alumínio consumidas durante o intervalo e que davam
direito a ingressos para cinemas, além do apoio social.
- Cineclube -
criação e direção dos cineclubes realizados no Colégio Saint Clair ensinando
história através de filmes, desde ilustrativos até mesmo críticas destes
procurando por erros históricos e demonstrando as intenções por trás da
releitura dos fatos históricos feita pelos filmes.
- “Xadrez de ontem e
hoje” – através do estudo do surgimento dos
movimentos e peças do xadrez tradicional (Idade Média – exceto a rainha que é
do princípio da Idade Moderna), os próprios alunos criam seus jogos e suas
regras propiciando uma releitura e representação de determinadas épocas sociais
(exemplo: movimentos como luta de classes, a corrupção no Brasil, política
internacional americana, etc.).
- “Duelo de Heróis” – criação e organização de gincana cultural de longa
duração (semelhante a “Copa das Casas”
inspirada na série de livros de “Harry Potter”) incentivando o estudo,
assiduidade em aula e participação ativa na sociedade através de uma pontuação
de grupos que possuem alunos de todas as séries da escola.
- Criação de artigos
para o CeVEH (Centro Virtual de Estudos
Humanísticos) – Coordenado pela Professora Dra. Janice Theodoro.
- Trabalho complementar – desenvolvimento
de site educacional www.profleandro.com - Ferramenta de apoio aos alunos, com lições
e aulas online, acervo de imagens, entre outros.
- Orientação de
clipping com comentários críticos nas aulas de
“Atualidades”. www.clippingvillare.blogspot.com
- Projeto Cartas ao
Passado – ferramenta que permite desenvolver o
olhar crítico sobre aspectos socio-culturais da atualidade, e comparação
presente/passado através de cartas e respostas fictícias de personagens
históricos genéricos ou famosos.
Trajetória Profissional:
Atual: Colégio
Villare – Filosofia, História e Atualidades (fundamental e médio)
Mais de dez anos de atuação na área
educacional, destacando-se:
- Faculdade Teológica Batista
– História documental do Cristianismo
-
IBBC
– Professor de História da Igreja em Curso de Teologia.(IBBC – Instituto
Bíblico Brasil para Cristo)
-
Colégio Santa Amália –
Professor de Filosofia, Fundamental I e II
-
Colégio Saint Clair
– Professor de História, Filosofia, Geografia e Xadrez para alunos de Ensino
Fundamental II e Médio, e Coordenador de Projetos.
-
Colégio Potencial
– Professor de Filosofia para alunos de Ensino Fundamental II e Médio.
-
Colégio Pioneiro
– Professor de História para alunos do Ensino Fundamental II.
Outras atividades:
-
Desenvolvimento de livro didático para Editora
FTD. EJA (Educação de Jovens de Adultos)
-
Desenvolvimento de livro didático para Escala
Educacional (Coleção Infância Feliz – Fundamental I)
-
Assessoria educacional e em projetos
didáticos:
.
Semana Acadêmica– Jogos Educacionais – Universidade Mackenzie.. IV Simpósio
de RPG e Educação – Oficina de Jogos Educacionais.
.
Xadrez Educacional - Colégio Nossa Senhora do Morumbi.
.
RPG Educacional – Colégio Objetivo.
.
RPG Educacional - EMEF Afrânio.
-
Consultor de História produzindo
material em forma de jogos e desafios de história para o Site EAprender.
- Criador
de material paradidático através de diversas reportagens, biografias e
programações no site CeVEH-USP (Centro Virtual de Estudos
Humanísticos da USP).
Formação:
-
Doutor em História Social pela
Universidade de São Paulo (2006-2011)
-
Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo. (2002-2005)
-
Licenciatura Plena em História pela
Universidade de São Paulo. (1997-2001)
-
Bacharelado em História pela
Universidade de São Paulo. (1997-2000)
Cursos:
Participação em cursos e eventos de aprimoramento
na área educacional, com destaque para:
-
Semana Acadêmica Mackenzie – Área de
Exatas – Jogos Educacionais.
-
8º e 9º SIICUSP – Simpósio
Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo.
-
Cultura e Literatura Árabe – USP.
-
Cultura e Literatura do povo Judeu –
USP.
-
Filosofia Judaica Medieval – USP.
-
II Encontro Internacional dos
Historiadores da Religião – UFOP -
Universidade Federal de Ouro Preto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário