quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Curriculo

Mestre e Doutor em História Social pela USP (2005 e 2011 respectivamente) Licenciado e Bacharel em História pela USP (2001), Trabalhos na área de História Medieval, História da Cultura e História das Ideias, com foco no estudo de religiões comparadas (especialmente monoteísmo). No youtube tenho o canal RepensandoTV (sobre reflexões a respeito do ensino de história) professor de história do cristianismo (Faculdade Teológica Batista) e professor em diversas escolas da rede particular, ensino fundamental e médio. Autor de Coleção Didática para a Escala Educacional (2007), Autor de coleção para EJA, pela FTD (2007) e de livros e jogos educacionais, como "Cruzadas, a cidade sangrenta" Publicação Particular, entre outros artigos publicados em Jornais como RBn noticias (Ribeirão Branco), jornal da educação ( Joinville), jornal santuário de aparecida (aparecida do norte).


Projetos desenvolvidos na área de Educação:

Desenvolvimento de diversos materiais educacionais, com destaque para:

-    Blog de Tecnologia Educacional – www.tecnaula.blogspot.com
-    Autor do Site Educacional www.profleandro.com
-    Projeto “E se...” – permite ao aluno refletir sobre a importância de acontecimentos históricos através da reflexão sobre as possíveis consequências das alterações em um fato histórico.
-    Análise documental – permite ao aluno vivenciar o papel de historiador ao analisar, com o auxílio do professor, documentos históricos tanto escritos quanto de cultura material, com ênfase em objetos de arte, textos da antiguidade, charges, letras de músicas, manifestos e Constituições.
-    Criação de canal virtual “Repensando TV” – www.youtube.com/repensandotv - vídeos educacionais voltados para a comunidade de professores, refletindo sobre a prática educacional.
-    Projeto Olhar Social – conjuntamente por as disciplinas de português, matemática e informática, os alunos através de pesquisas em supermercados, farmácias, sites de imobiliárias e comércio em geral calcularam o valor ideal do salário mínimo no Brasil e criam diversas reflexões sobre isso.
-    Projeto Cine-Pipoca – Aulas de história e filosofia utilizando como material de apoio diversos filmes, partindo dos mesmos para debates entre os alunos e produção de curta-metragens divulgando as próprias opiniões dos alunos sobre o tema em questão, seja de forma mais formal, ou de crítica social com recursos de comédia.
-    War and Peace – Orientação da criação de jogo educacional que remonta o tradicional war visando como objetivo a resolução não armada dos problemas, levando em conta desde a dominação cultural até a possibilidade de destruição atômica do mundo, desde líderes inspiradores à paz mundial.
-    “Corrente do Bem” – inspirado no filme de mesmo nome, realização de orientação dos alunos que desenvolveram seus próprios projetos como coleta seletiva das latinhas de alumínio consumidas durante o intervalo e que davam direito a ingressos para cinemas, além do apoio social.
-    Cineclube - criação e direção dos cineclubes realizados no Colégio Saint Clair ensinando história através de filmes, desde ilustrativos até mesmo críticas destes procurando por erros históricos e demonstrando as intenções por trás da releitura dos fatos históricos feita pelos filmes.
-    “Xadrez de ontem e hoje” – através do estudo do surgimento dos movimentos e peças do xadrez tradicional (Idade Média – exceto a rainha que é do princípio da Idade Moderna), os próprios alunos criam seus jogos e suas regras propiciando uma releitura e representação de determinadas épocas sociais (exemplo: movimentos como luta de classes, a corrupção no Brasil, política internacional americana, etc.).
-    “Duelo de Heróis” – criação e organização de gincana cultural de longa duração (semelhante a “Copa das Casas”  inspirada na série de livros de “Harry Potter”) incentivando o estudo, assiduidade em aula e participação ativa na sociedade através de uma pontuação de grupos que possuem alunos de todas as séries da escola.
-    Criação de artigos para o CeVEH (Centro Virtual de Estudos Humanísticos) – Coordenado pela Professora Dra. Janice Theodoro.
-    Trabalho complementar – desenvolvimento de site educacional  www.profleandro.com  - Ferramenta de apoio aos alunos, com lições e aulas online, acervo de imagens, entre outros.
-    Orientação de clipping com comentários críticos nas aulas de “Atualidades”. www.clippingvillare.blogspot.com
-    Projeto Cartas ao Passado – ferramenta que permite desenvolver o olhar crítico sobre aspectos socio-culturais da atualidade, e comparação presente/passado através de cartas e respostas fictícias de personagens históricos genéricos ou famosos.

Trajetória Profissional:

Atual:    Colégio Villare – Filosofia, História e Atualidades (fundamental e médio)


Mais de dez anos de atuação na área educacional, destacando-se:
     -  Faculdade Teológica Batista – História documental do Cristianismo

-    IBBC – Professor de História da Igreja em Curso de Teologia.(IBBC – Instituto Bíblico Brasil para Cristo)
-    Colégio Santa Amália – Professor de Filosofia, Fundamental I e II
-    Colégio Saint Clair – Professor de História, Filosofia, Geografia e Xadrez para alunos de Ensino Fundamental II e Médio, e Coordenador de Projetos.
-    Colégio Potencial – Professor de Filosofia para alunos de Ensino Fundamental II e Médio.
-    Colégio Pioneiro – Professor de História para alunos do Ensino Fundamental II.


Outras atividades:

-    Desenvolvimento de livro didático para Editora FTD. EJA (Educação de Jovens de Adultos)
-    Desenvolvimento de livro didático para Escala Educacional (Coleção Infância Feliz – Fundamental I)
-    Assessoria educacional e em projetos didáticos:
. Semana Acadêmica– Jogos Educacionais – Universidade Mackenzie.. IV Simpósio de RPG e Educação – Oficina de Jogos Educacionais.
. Xadrez Educacional - Colégio Nossa Senhora do Morumbi.
. RPG Educacional – Colégio Objetivo.
. RPG Educacional - EMEF Afrânio.
-    Consultor de História produzindo material em forma de jogos e desafios de história para o Site EAprender.
-     Criador de material paradidático através de diversas reportagens, biografias e programações no site CeVEH-USP (Centro Virtual de Estudos Humanísticos da USP).

Formação:

-         Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2006-2011)
-         Mestre em História Social  pela Universidade de São Paulo. (2002-2005)
-         Licenciatura Plena em História pela Universidade de São Paulo. (1997-2001)
-         Bacharelado em História pela Universidade de São Paulo. (1997-2000)



Cursos:

Participação em cursos e eventos de aprimoramento na área educacional, com destaque para:

-    Semana Acadêmica Mackenzie – Área de Exatas – Jogos Educacionais.
-    8º e 9º SIICUSP – Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo.
-    Cultura e Literatura Árabe – USP.
-    Cultura e Literatura do povo Judeu – USP.
-    Filosofia Judaica Medieval – USP.
-    II Encontro Internacional dos Historiadores da Religião – UFOP -  Universidade Federal de Ouro Preto.







Nenhum comentário:

Postar um comentário